quinta-feira, 18 de julho de 2013

REAL POLÍCIA MONTADA DO CANADÁ


Subordinação Governo do Canadá

Missão Policiamento federal, provincial e força paramilitar

Denominação The Mounties

Sigla RCMP - Criação 1920

Lema Maintiens le droit (Defendendo a Lei)1 2

História
Guerras/batalhas Rebelião de Saskatchewan
Segunda Guerra dos Bôeres
Segunda Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial
Condecorações Canadian Provost Corps em 1957

Logística
Efetivo 18.991 homens na ativa (setembro de 2009)3
9.709 homens na reserva (setembro de 2009)3

Estrutura logística 
34 aviões
10 helicópteros
5600 viaturas
2350 caminhões
34 motos
481 carros de neve
181 caminhonetes
1 vagão de trem
27 tratores
3 ônibus

Comando
Comissário William J. S. Elliot
Comissária Honorária Isabel II do Reino Unido

Sede
Sede Ottawa - Ontário
Endereço 1200 Vanier Parkway

Internet Página oficial

A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) (em francês: Gendarmerie Royale du Canada (GRC)), também conhecida nos países de língua portuguesa pela sua tradução Real Polícia Montada do Canadá, é a organização policial do Canadá, constituindo a maior força de segurança do país, e é mais conhecida como Mounties. A corporação canadense é a única do mundo em manter um policiamento federal, estadual e municipal numa só organização em todo o Canadá. A Polícia Montada do Canadá fornece o serviço de policiamento federal para todo o Canadá e serviços de policiamento sob contrato para os três territórios, oito províncias, mais de 190 municípios, 184 comunidades aborígenes e três aeroportos internacionais.4

A RCMP foi fundada em 1920 através da fusão da Royal Northwest Mounted Police (Real Polícia Montada do Noroeste, fundada em 1873) com a Dominion Police (fundada em 1868). O primeiro foi originalmente chamado de North-West Mounted Police (Polícia Montada do Norte-Oeste) e foi dada o prefixo Royal (em português: Real) pelo Rei Eduardo VII do Reino Unido em 1904. Grande parte da atual organização e o simbolismo foi herdado durante a época da Real Polícia Montada do Noroeste, incluindo a distinta vestimenta dos policiais, o patrimônio paramilitar e mitos existentes, como uma proteção de fronteira. As sigla RCMP/GRC é uma marca registrada descrita em lei.5

Como uma força nacional de polícia do Canadá, a RCMP é a principal responsável pelo cumprimento das leis federais em todo o Canadá,enquanto a lei geral e da ordem, incluindo a aplicação do Código Penal e das legislações provinciais é constitucionalmente de responsabilidade das províncias e territórios. Essa responsabilidade é as vezes delegado para os municípios que podem formar seus próprios departamentos de polícia municipal, sendo isso comum nas maiores e principais cidades do Canadá. As duas províncias mais populosas do Canadá (Ontário e Quebec) mantém suas próprias forças provinciais: a Ontario Provincial Police e a Sûreté du Québec. As outras oito províncias do Canadá optaram contratar a maior parte ou todas as suas responsabilidades de policiamento provincial da RCMP.

Sob esses contratos, a RCMP fornece linha de frente de policiamento nas províncias sob a direção dos governos provinciais em matéria de aplicação de leis municipais e provinciais. Quando a província de Newfoundland se juntou a federação do Canadá em 1949, a RCMP entrou na província e incorporou a Newfoundland Rangers, a força policial da província anteriormente e assim assumindo responsabilidades nessa área. Hoje, a Royal Newfoundland Constabulary, outra força policial provincial do Canadá, tem recuperado algumas jurisdições dentro da província. Nos três territórios do país, a RCMP é a única força policial territorial existente. Além disso, muitos municípios canadenses contratam a RCMP para servir como força policial, fornecendo assim policiamento de ruas a nível municipal e federal.

A RCMP é responsável por uma grande amplitude de deveres. Sob sua jurisdição federal, a RCMP prevê o policiamento em todo o Canadá, incluindo Ontário e Quebec que possuem suas próprias polícias provinciais, operações federais para o cumprimento da lei, incluindo assim o combate ao crime comercial, falsificação, tráfico de drogas, integridade das fronteiras, crime organizado e outros assuntos relacionados como combate ao terrorismo e segurança interna, fornecendo serviços de proteção para o monarca, o Governador Geral, Primeiro-Ministro, suas famílias e residências, outros ministros da Coroa, dignitários, missões diplomáticas e participação em várias campanhas internacionais de policiamento. No âmbito provincial e municipal, os contratos que as províncias possuem com a RCMP permite que os policiais montados possam fazer policiamento em todas as áreas fora de Ontário e Quebec que não possuem uma força policial estabelecida. Há destacamentos policiais localizados em pequenas aldeias no extreno norte do Canadá, reservas nacionais de proteção ambiental e cidades do interior, mas também grandes cidades como Surrey, a oeste do país, com aproximadamente 395 mil habitantes. Nessas províncias, a RCMP mantém unidades de investigação que dão suporte aos seus destacamentos próprios das forças policiais dos municípios, incluindo a investigação de crimes graves como homicídios, serviço de identificação forense, o serviço de cão policial, equipes de emergências, a eliminação de explosivos, entre outros. No âmbito do seu ramo de serviços como polícia nacional, a RCMP presta apoio a todas as forças policiais no Canadá através da operação de serviços de apoio, como o Centro de Informação da Polícia Canadense, o Serviço de Inteligência Criminal do Canadá, Serviço de Identificação e de Ciência forense, Programa de Armas de Fogo canadenses e o Colégio da Polícia Canadense.

O Serviço de Segurança da RCMP foi uma política de inteligência especializada no ramo de combate a crimes contra a segurança nacional, porém foi substituído pelo Serviço de Inteligência de Segurança Canadense em 1984, logo após da revelação ilegal sobre as operações secretas relativas ao movimento separatista da província de Quebec.6 O Serviço de Inteligência de Segurança do Canadá não pertence ao RCMP, mas advém dos antigos serviços secretos da organização.


Gastão Gal

O Texto é um tanto longo mas vale a pena tomarmos conhecimento. Alguns anos (longos anos) um capitão da RCMP trocávamos ideias, perdi este contato a muitos anos nem mesmo sei se ele já faleceu mas foi muito produtivo na época.













Nenhum comentário:

Postar um comentário